AEEMEV

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quarta-feira, 20 de março de 2013

Plano de AEE - 2013

A. Dados de identificação
Nome do aluno: B. G. P
Idade: 15 ANOS
Série: 9º 02
Turno: MATUTINO
ESCOLA : E. M. E. F.
Professor do ensino regular:
Professor do AEE:

Aprendendo a comer para viver melhor

B. Plano de AEE

JUSTIFICATIVA: Entre os fatores que influenciem o desenvolvimento do adolescente e a preservação de sua saúde está a alimentação, que tem uma importância indiscutível. É importante a formação de hábitos alimentares saudáveis para que tenham uma alimentação correta e consigam manter a saúde, visto que nesta fase muito destes adolescentes, na ânsia de ficarem com o corpo perfeito, abusam de dietas e remédio.
1.OBJETIVOS
Despertar o interesse por uma alimentação saudável e de alto valor nutritivo, seguindo horários preestabelecidos para a alimentação.
Conhecer diferentes tipos de alimentos;
Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade;
Saber adequar à alimentação as suas necessidades;
Identificar os animais e as plantas fornecem alimentos ao homem;
Identificar vários tipos de alimentos;
Classificar a origem dos alimentos;
Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
Incentivar os bons hábitos alimentares;
Identificar as preferências alimentares da aluna;
Identificar os cuidados que devemos ter com os alimentos e com a nossa saúde;
Estimular a linguagem oral, coordenação motora e criatividade, trabalhando os valores;
Conversas informais referentes à mastigação, sobras de alimentos nos pratos;
Trabalhar valores, cores, formar, sabores, temperatura, textura e espessura dos alimentos.
 
2. Organização do atendimento:
Período de atendimento: de fevereiro a julho
Frequência : Duas vezes por semana
Tempo de atendimento: 50min
Composição do atendimento: ( x ) individual        ( ) coletivo          Outros:
 
 
3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
Rótulos e embalagens de alimentos; Poemas; Quadrinhas; Parlendas; Registro de textos coletivos (professor escriba); História com uso de fantoches; Alfabeto Móvel; Palavras Móveis; Cardápio; Conversas informais; Música; Recorte, colagem e modelagem; Pesquisa em revistas, livros de receita infantil, internet e vídeos... Desenho livre; Conversa e registros sobre a alimentação preferida da aluna; Registro dos alimentos mais consumidos na família; Construção de jogos de memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas; Identificação das frutas, verduras e legumes através do olfato e tato; Solicitar que cada aluno, através da degustação, perceba a diferença entre: fruta, verdura, legumes e conversar sobre as suas preferências; Trabalhar com recorte de frutas, verduras, legumes e pedir que a aluna construa um prato que represente uma alimentação saudável; Quantidade (quilo, grama); Discriminação Visual; Confecção de fantoches para explorar oralidade; Recorte e colagem; Músicas para memorização; Jogos; Alimentos propícios para cada estação do ano.
 
4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos: Frutas – fantoches -
 
C. Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de registro
A avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o que não consegue fazer conforme cada atendimento, onde serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE. No registro, constarão as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
 
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE. O resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um aluno mais autônomo,desenvolvido e determinado, que haja de acordo com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola.
 
D. Reestruturação do Plano: (Caso não atinja os objetivos) Para este caso, serão observados e analisados cada item do plano, averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.

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