AEEMEV

AEEMEV

quinta-feira, 28 de março de 2013






Plano de AEE





A. Dados de identificação



Nome do aluno: S F DA S

Idade: 13 ANOS Série: Turno: VESPERTINO

ESCOLA : E. M. E. F.

Professor do ensino regular:

Professor do AEE:

Diagnóstico: Deficiência Intelectual



Brincar, jogar e aprender na Escola


B. Plano de AEE

JUSTIFICATIVA:

A brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados.

Brincar favorece a auto-estima e a interação, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança, possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.

Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento; e esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.

1.OBJETIVOS

  • Estimular o potencial lúdico do aluno através do desenvolvimento de atividades com brincadeiras;
  • Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:

- Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;

- Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;

- Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;

- Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;

- Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.

2. Organização do atendimento:

  • Período de atendimento: indeterminado
  • Frequência : Duas vezes por semana
  • Tempo de atendimento: 50min
  • Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo
  • Outros:

3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:=

Resgatar a origem dos brinquedos, brincadeiras e jogos através de pesquisas e entrevistas com familiares;
  • conhecer e aprender diversos tipos de brincadeiras, enfocando as mais antigas e as diferenças existentes no brincar
  • Desenvolver através de experiências, brincadeiras e jogos os temas abordados de uma forma lúdica e de fácil entendimento;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Escrever e ler palavras relacionadas aos jogos .
  • Confecção de brinquedos com sucata.
  • Realizar jogos de percurso
  • Conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas);
  • Organizar autonomamente jogos e brincadeiras.
  • Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento
  • Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
  • Pesquisar junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
  • Pesquisar em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
  • Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.).
  • Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.


4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:

C. Avaliação dos resultados:

1. Indicação de formas de registro

A avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o que não consegue fazer conforme cada atendimento, onde serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE.

No registro, constarão as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.


2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.

O resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um aluno mais autônomo,desenvolvido e determinado, que haja de acordo com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola.


D. Reestruturação do Plano: (Caso não atinja os objetivos)

Para este caso, serão observados e analisados cada item do plano, averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário