Plano
de AEE
A. Dados de
identificação
Nome
do aluno: S F DA S
Idade:
13 ANOS Série: Turno:
VESPERTINO
ESCOLA
: E. M. E. F.
Professor
do ensino regular:
Professor
do AEE:
Diagnóstico:
Deficiência Intelectual
Brincar,
jogar e aprender na
Escola
B. Plano de AEE
JUSTIFICATIVA:
A
brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a
brincadeira na Escola tem como pressuposto o duplo aspecto de servir
ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção
do conhecimento, processos estes fortemente interligados.
Brincar
favorece a auto-estima e a interação, propiciando situações de
aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por
meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade
estimulada e exercita sua autonomia.
Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança, possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.
Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança, possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.
Brincar
e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de
conhecimento; e esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar
parte integrante da atividade educativa.
1.OBJETIVOS
- Estimular o potencial lúdico do aluno através do desenvolvimento de atividades com brincadeiras;
- Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:
-
Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir
competência e confiança e autonomia;
-
Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
-
Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir,
pensar, memorizar e lembrar;
-
Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as
limitações pessoais;
-
Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o
desenvolvimento de normas e valores sociais.
2.
Organização do atendimento:
- Período de atendimento: indeterminado
- Frequência : Duas vezes por semana
- Tempo de atendimento: 50min
- Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo
- Outros:
3.
Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:=
> Resgatar
a origem dos brinquedos, brincadeiras e jogos através de pesquisas
e entrevistas com familiares;
- conhecer e aprender diversos tipos de brincadeiras, enfocando as mais antigas e as diferenças existentes no brincar
- Desenvolver através de experiências, brincadeiras e jogos os temas abordados de uma forma lúdica e de fácil entendimento;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Escrever e ler palavras relacionadas aos jogos .
- Confecção de brinquedos com sucata.
- Realizar jogos de percurso
- Conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas);
- Organizar autonomamente jogos e brincadeiras.
- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção
- Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento
- Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
- Pesquisar junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
- Pesquisar em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
- Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.).
- Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.
4. Seleção de materiais
e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
C. Avaliação dos
resultados:
1. Indicação de formas
de registro
A
avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de
acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que
progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o
que não consegue fazer
conforme cada atendimento, onde
serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em
sala de aula, durante o AEE.
No registro, constarão
as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o
que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do
plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
2. Resultados obtidos
diante dos objetivos do Plano de AEE.
O
resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um
aluno mais autônomo,desenvolvido e determinado, que haja de acordo
com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola.
D. Reestruturação do
Plano: (Caso não atinja os objetivos)
Para
este caso, serão observados e analisados cada item do plano,
averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das
possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e
reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.
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