AEEMEV

AEEMEV

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PLANO DE AÇÃO - 1º SEMESTRE 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
Gerencia de Educação Especial
Centro Municipal de Atendimento de Educação Especial
“Professora Isméria Maria Kasmirski”
POLO – "E. M. E. F. MARCOS EMÍLIO VERBINNEN”


PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA – 1º SEMESTRE 2012


PROFESSORA: Maristela de Souza
ALUNA: N.W.


1. Título
OS ANIMAIS


2. Localização
Sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado)


3. Tema
Estudando os Animais


4. Objetivos

GERAL

Visitar o Jardim Zoológico e conhecer os animais ali existentes, compreendendo a relação dos indivíduos com o meio ambiente ao qual está inserido, como agente modificador e transformador desta relação, a fim de desenvolver a consciência ambiental, desenvolvida pelo conhecimento das características individuais de cada espécie, suas diferenças e semelhanças,objetivando a preservação da natureza.

ESPECÍFICOS

 Visitar o Zoológico de Pomerode;
 Pesquisar informações sobre os animais que mais gostamos;
 Observar as diferentes espécies de animais que vivem neste espaço e confeccionar o álbum dos animais com gravuras e informações;;
 Descrever as semelhanças e diferenças observadas em cada espécie vista no Zoológico;
 Identificar as características individuais dos animais (se tem patas, se voam, tem asas, nadam, do que é formado seu corpo, pelos, penas, escamas);
 Resolver atividades de cruzadinhas e caça palavras com o tema animais;
 Jogar jogo da memória com o tema estudado;
 Identificar animais domésticos/selvagens, úteis/nocivos, terrestre/aquático/aéreo, reprodução.
 Escrever o nome dos animais observados;
 Montar quebra cabeças de animais;
 Jogar no site http://jogosdeanumais.org/
 Escrever uma história em quadrinho utilizando o HQ;
 Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
 Desenvolver atividades lúdicas;
 Desenvolver atividades matemáticas através dos jogos dos OA (Objetos de Aprendizagem) como o RIVED (Um dia na Fazenda);
 Estabelecer ordem crescente e decrescente através da comparação do tamanho dos animais;
 Contar histórias gravando-a no Audacity (Aluno);
 Elaborar cartaz virtual através do Glogster;
 Socializar as informações sobre o tema com uma exposição;;
 Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
 Escrever uma história envolvendo o tema no editor de textos;
 Montar um vídeo no movie maker ou kdenlive com o texto escrito no editor de textos;
 Fazer desenhos de animais ou modificá-los utilizando o Paint;
 Ler textos sobre animais;
 Ilustras textos sobre o tema;


5. Justificativa

O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças que , em geral, contam com várias informações relativas a ele. O passeio de estudos ao Zoológico de Pomerode facilitará o acesso às informações relativas ao tema.
Os animais têm grande importância na vida dos alunos, visto que sua presença é constante em seu mundo cotidiano através de desenhos animados, histórias, jogos e além disso, possuem um importante caráter de identificação nas vivências dos alunos, tanto de forma pessoal quanto social.
Este projeto tem como objetivo dar atenção as questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo ele capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que se vive.

6. Metodologia
Iniciaremos nosso trabalho uma visita de Estudos ao Zoológico de Pomerode, onde a aluna irá observar os animais ai existentes, suas características, em seguida buscaremos informações sobre estes animais, para que possamos desenvolver as atividades propostas durante dezesseis semanas.
Observaremos as diferentes espécies de animais que vivem no espaço do Zoológico para podermos confeccionar um álbum dos animais com gravuras e informações a respeito dos mesmos;
Descreveremos as semelhanças e diferenças observadas em cada espécie vista no Zoológico através de uma lista dos animais vistos e que mais gostamos;
Pesquisar através de livros, internet e outros informações sobre os animais;
Em seguida buscaremos identificar as características individuais dos animais (se tem patas, se voam, tem asas, nadam, do que é formado seu corpo, pelos, penas, escamas), recortando gravuras dos animais escolhidos e escrevendo informações sobre eles, construindo assim um álbum dos animais;
A atividade seguinte é resolver cruzadinhas e caça palavras com o tema animais, bem como jogar jogo da memória com o tema estudado; para na aula seguinte identificar animais domésticos/selvagens, úteis/nocivos, terrestre/aquático/aéreo, reprodução,
Montaremos quebra cabeças de animais com vários graus de dificuldade;
Na internet jogaremos no site http://jogosdeanumais.org/ jogos diversos com o tema animais, depois escreveremos uma história em quadrinho utilizando o HQ;
Realizaremos diversas atividades matemáticas através dos jogos dos OA (Objetos de Aprendizagem) como o RIVED (Um dia na Fazenda); aonde teremos as atividades de correspondência biunívoca (Relação que associa cada elemento de um conjunto com um único elemento de outro conjunto e vice-versa.), Quantidades, Ordenação, Inclusão de classe, Conservação de número e relação de conjunto;
A aluna lerá uma história escolhida por ela e esta será gravada no Audacity transformando esta história em audiolivro; e a atividade seguinte será a elaboração de um cartaz virtual através do Glogster;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais através de atividades diversas, inclusive pesquisa e entrevista; para em seguida escrever uma história envolvendo o tema no editor de textos; e com esta história montaremos um vídeo no movie maker ou kdenlive;
Outra atividade que será desenvolvida será os desenhos de animais ou sua modificação utilizando o Paint;
Leremos diversos textos sobre animais e alguns deles serão ilustrados pela aluna utilizando lápis de cor;
Para encerrar este projeto faremos uma socializar as informações sobre o tema com uma exposição na escola.

7. Recursos

7.1. Infraestrutura de informática
Utilizarmos o que temos em nossa sala de aula: computador ligado a internet, impressora, programas como paint, AO diversos, Audacity, editor de textos, fone de ouvido, caixa de som, máquina fotográfica, ...
7.2. Ferramentas computacionais
Audacity, Paint, editor de textos, Movie Maker, jogos diversos da internet (Iguinho, Poissonrouge), AO RIVED e Máquina fotográfica

8. Cronograma

Estas atividades serão desenvolvidas em 2012 no 1º semestre (de março a julho) e se necessário for, prorrogada por mais um mês, dependendo do desenvolvimento da aluna.

9. Acompanhamento dos Resultados
No final deste trabalho, espera-se que a aluna tenha assimilado a importância dos cuidados com a preservação dos animais e com o ambiente que a cerca, bem como um maior conhecimento a respeito dos animais, suas características, habitat entre outros, e tenha certo domínio sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas no ambiente de AEE.
A estratégia de acompanhamento do desenvolvimento deste plano será a conversar sobre o que se aprendeu e o que precisamos retomar, colocando para a aluna o que ela já assimilou, o que ainda falta e o que será necessário modificar para que haja a aprendizagem. Nesta reunião será ouvida a maior interessada: a aluna, que também colocará sua opinião a respeito de tudo o que estamos estudando, bem como o desenvolvimento das atividades propostas,.
Desta forma a avaliação será processual, ou seja, dar-se-á durante toda a sua execução e para melhor acompanhamento, tudo será registrado em um relatório próprio da aluna, constatando os avanços, progressos, postura e comportamento diante as atividades propostas de forma que possam perceber sua aprendizagem ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário