AEEMEV

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segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PLANO: COORDENAÇÃO MOTORA

 
PLANO DE AEE

A. Dados de identificação

Nome do aluno:
Idade:      anos         Série:              º ano             Turno:
ESCOLA : E. M. E. F.
Professor do ensino regular:
Professor do AEE: Maristela de Souza

B. Plano de AEE

JUSTIFICATIVA:

Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como pegar em um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.
É possível observar a coordenação motora de um indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e cabe ao professor, nas primeiras séries, trabalhar a motricidade da criança. Ao aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.
O aluno Lucas, é agitado, não fala claramente, demonstra grande interesse por carrinhos e livros. O aluno apresenta deficiência intelectual, por alteração genética (Síndrome de Down) e segundo a avaliação escolar, tem a coordenação motora desenvolvida somente parcialmente, e buscando auxiliar no desenvolvimento da mesma, o atendimento propôs atividades que auxiliarão no processo de amadurecimento da coordenação motora do aluno, bem como no desenvolvimento de sua atenção e percepção do mundo que o cerca.

1.OBJETIVO

Ampliar a coordenação motora, a atenção e a percepção visual através de atividades lúdicas para que o aluno possa ter um maior rendimento em sala de aula e nas atividades desenvolvidas em sua casa.
.
2. Organização do atendimento:
  • Período de atendimento: de agosto a setembro
  • Frequência : Duas vezes por semana
  • Tempo de atendimento: 8 atendimentos de 1 hora
  • Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo
  • Outros:

  1. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:

  • Montar quebra Cabeça de 4 peças.
  • Jogar jogo da memória com 10 pares.
  • Reconhecer a letra inicial de seu nome nas revistas
  • Jogar a bolinha no seu nome, entre todos os que estão expostos.
  • Recortar a letra inicial de seu nome
  • Colar a letra inicial de seu nome no livro ata
  • Desenhar linhas com giz no chão
  • Andar sobre as linhas desenhadas
  • Rolar a bola sobre as linhas desenhadas
  • Montar um trem com o monta tudo gigante (lego).
  • Escolher, entre todas as letras, a letra inicial do nome e colá-la
  • Andar sobre as linhas desenhadas com giz
  • Pintar desenhos respeitando os contornos
  • Lançar a bola na boca do palhaço
  • Ouvir histórias contadas pela professora.
  • Ouvir Histórias de audiolivro.
  • Recontar a História (do jeito do aluno)
  • Desenhar a história ouvida.
  • Pintar a letra inicial do nome no alfabeto.
  • Circular a fotografia que representa o aluno

4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:


C. Avaliação dos resultados:

1. Indicação de formas de registro
A avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o que não consegue fazer conforme cada atendimento, onde serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE.
No registro, constarão as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.

O resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um aluno mais autônomo,desenvolvido e determinado, que haja de acordo com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola.


D. Reestruturação do Plano: (Caso não atinja os objetivos)

Para este caso, serão observados e analisados cada item do plano, averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.











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