PLANO DE AEE
A. Dados de identificação
Nome do aluno:
Idade: anos Série: º ano Turno:
ESCOLA : E. M. E. M. MARCOS EMILIO VERBINNEN
Professor do ensino regular:
Professor do AEE: Maristela de Souza
FAMÍLIA
B. Plano de AEE
JUSTIFICATIVA:
As atividades propostas permitirão ao aluno reconhecer o seu lugar como membro de um núcleo familiar, independente do modelo constituído socialmente. Tais atividades possibilitarão ainda abordar as diferentes configurações familiares, bem como suas várias culturas e seus diversos modos de vida. Além disso, poderemos explorar os vínculos afetivos estabelecidos nas relações em família, investigando o tema família a partir da história do aluno, através da busca de informações sobre os seus antepassados, tendo a oportunidade de traçar a sua árvore genealógica.
As atividades farão o aluno refletir sobre as diferentes configurações familiares existentes, tendo a oportunidade de reconstruir o conceito de família a partir do filme Animais unidos jamais serão vencido e família do futuro, bem como da contação de história de diversos livros relacionados ao tema.
Abordar-se-á a relação dos filhos com os pais separados, dando oportunidade de discutir com o aluno sobre sentimentos e emoções presentes nessas situações, abordando os vínculos afetivos existentes na convivência em família e os papéis exercidos por cada membro no âmbito familiar, bem como discutir sobre os conflitos inerentes a essas relações, modo de vida, tipo de moradia, irmãos adotivos, animais de estimação, dias especiais comemorados em família, as semelhanças e diferenças em cada membro e em cada família. Onde moram os familiares, são só os que vivem na mesma casa ou existem outras pessoas que fazem parte da família.
O aluno Luís tem DI e paresia parcial do lado direito, demonstrando muita dificuldade na aprendizagem e pouca motivação para aprender devido ao pouco incentivo familiar. A família precisa ser resgatada no sentido de compreender as limitações do aluno e procurar auxiliá-lo no seu desenvolvimento intelectual, este é o motivo de se trabalhar o tema família.
TEMA: FAMÍLIA
1 OBJETIVO
Contribuir para a formação humana, permitindo refletir sobre os valores, relacionamentos e as diversas estruturas familiares existentes independente do modelo constituído socialmente e situações que envolvem a família em si. Identificar as pessoas da sua família, vivenciar os valores, costumes e histórias da própria família e dos outros; nomear os membros da família. Descrever o local de moradia e como podem ser as moradias. Reconhecer as mudanças do conceito de família ao longo do tempo e as diferentes configurações familiares. Conhecer as histórias da própria família e da família do colega e vizinhos. Identificar o próprio modelo de família. Perceber a importância de uma boa convivência com os novos membros na família como namoradas do pai, namorado da mãe, dentre outros. Compreender que numa relação em família estão presentes sentimentos diversos como: amor, ódio, alegria, tristeza, inveja, ciúme, dentre outros
2. Organização do atendimento:
- Período de atendimento: de agosto a dezembro
- Frequência : Duas vezes por semana
- Tempo de atendimento: 1h 15min.
- Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo
- Outros:
- Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
- Assistir ao filme: animais unidos jamais serão vencidos e família do futuro.
- Conversar sobre o filme assistido:O que chamou a atenção? Como eram constituído as família? Como são nossas famílias? Entre outras questões.
- Leitura do Livro: O livro da família de Todd Parr (1ª ed. São Paulo: Panda Books, 2003)
- Interpretação oral e através de desenho do livro lido.
- Formar a árvore genealógica da família com fotos (se possível) ou com os nomes.
- Escrever um texto sobre a sua família: quem são? Quantos são? O que fazem? Onde vivem? O que gostam? Estre outras informações.
- Desenhar a sua família nuclear (Quem vive com o aluno)
- Reconhecer a imagem corporal através de sua imagem refletida no espelho.
- Recortar e colar gravuras de pessoas que tem as características semelhantes as do aluno, formando um painel familiar.
- Trabalhar com números inteiros e racionais (números de filhos, tios, avós, irmãos)
- Ler os livros Cada um mora onde pode do autor Ziraldo e Quero casa com janela de Elza César Salladi
- Reconhecer através de gravuras os tipos de moradias, formando um painel de diversos tipos de moradias.
- Interpretar os textos através de desenho e de dobradura.
- Conversar sobre a forma de vida e de moradias das pessoas (poder aquisitivo) e como está a comunidade em que o aluno está inserido.
- Confecção de um livrinho do texto do Ziraldo.
- Assistir ao filme: Tipos de casa (youtube)
- Ler o livro: A casa que Pedro fez – Conto Popular Ilustrado por Loic Jouannigot. Traduzido e adaptado por Irami B. Silva e Erdna Perugine Nahum
- Desenhar os tipos de casas existentes no bairro, a casa do aluno, e seus vizinhos
- Interpretação:
- O que você faz para manter o corpo limpo?
- Gosta de tomar banho? Por quê?
- Por que é importante manter hábitos de higiene corporal.
- Explorar rótulos de higiene pessoal (leitura e escrita) – Material trazido pelos aluno.
- Assistir aos vídeos: Ratinho tomando banho (http://youtu.be/-ALYQXC8SGY), Ratinho escovando os dentes (http://youtu.be/z1AW2hj65Zc) e Castelo Rá-tim-bum lavar as mãos (http://youtu.be/STkpkJWMIxs).
- Classificar os objetos, solicitando que separar os rótulos em grupos diferentes, como por exemplo:
- produtos utilizados para a higiene dos cabelos
- produtos utilizados para a higiene da boca / dentes
- produtos utilizados para a higiene das orelhas
- Colar os produtos em um cartaz, separados de acordo com a sua utilização. Lembrando que há produtos que podem ser utilizados na higienização de diferentes partes do corpo: por exemplo, o sabonete, pode ser utilizado para a higienização dos pés, bem como para lavar as orelhas.
- Leitura da página 5 e 6 do O LIVRO DA FAMILIA , comparar as famílias do aluno e professora (se possível com foto) qual é maior, qual é menor em números de pessoas.
- Jogar no site http://www.jocjogos.com/jogos-de-grande-e-pequeno.htm
- Leitura do livro: Grande Ou Pequena Coleção do Re MI Fa - Beatriz Meirelles (Para brincar na rua,Mariana ainda era pequena. Para chupar chupeta, já era grande. Afinal, ela era grande ou pequena? Seus pais precisavam esclarecer essa confusão!)
- Este livro servirá para introduzir a discussão sobre a história de vida do aluno. Contação dessa história, explorando a capa do livro com ele. Questioná-lo sobre:
- _ O que você está vendo na capa?
- _ Sobre o que será esta história?
- _ Quem é a autora do livro?
- _ E a editora? ,
- Dialogar: no que os pais acham o aluno pequeno para realizar e em que eles o acham grande? Questionamentos sobre suas histórias de vida, perguntando, por exemplo:
- Como você era quando mais novo?
- O que gostava de comer?
- Como se vestia?
- O que fazia nessa época?
- O que não podia fazer?
- E agora que cresceu? O que mudou?
- Como vocês querem ser quando se tornarem adultos como eu?
- Fazer um cartaz com as atividades (gravuras) que o aluno vê que ele pode realizar (É grande para isso) e outro onde estão as atividades que ele acha que ainda não pode realizar (É pequeno para isso).
- Leitura do livro: Dormir fora de casa - Ronaldo Simões Coelho e Livro dos sentimentos.
- Conversa sobre as possibilidades de sair na casa dos colegas; sobre os sentimentos familiares, Que sentimentos noto no rosto das pessoas da família?
- Desenhar como eu vejo: Meu pai - Minha mãe - Irmã - Tios, …
- Assistir ao Filme: Família do futuro
- Quem faz parte de sua família: Pais, irmãos? Animais de estimação (p. 14 O livro da família) .... LEITURA os animais do mundinho (https://picasaweb.google.com/adriana.cinderela.gomes20/OsAnimaisDoMundinho#)
- Quais os animais o aluno tem ou gostaria de ter? Por que?
- Cuidados e higiene com os animais de estimação.
- Resolver atividades diversas (pintura, recorte e colagem ) com o tema Opostos (grande/pequeno, longe/perto, largo/estreito, …)
- Formar um cartaz representando o bairro em que o aluno mora e o centro da cidade.
- Através do cartaz: o que é longe e o que é perto em sua visão de bairro e cidade.
- Ler página 19 O livro da família, discutir sobre o assunto: adoção.
- Pintar desenho sobre adoção (como você vê a adoção? O que é adoção para você? - Narrar o livro: Grávida no coração da autora Paula Pinto da Silva (É feito apenas de gravuras , sem palavras e verificar a interpretação do aluno, depois entregar o livros com a leitura).
- Conversar com pessoas que adotaram e ver a opinião deles sobre o assunto, deixar o aluno fazer perguntas a respeito.
- Leitura dos livros: Nem todas as girafas são iguais, uma formiga especial e a escolinha da tia Maristela. (https://picasaweb.google.com/colecoesinfantis) e a partir da leitura trabalhar semelhanças e diferenças familiares. Família nucleares, Famílias formadas só por pais, só por mãe, com dois pais, duas mães, por mãe e padrasto, pai e madrasta, …, através de desenho, discussão, atividades escritas. Terminar esta atividade com a leitura do livro AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO (https://picasaweb.google.com/adriana.cinderela.gomes20)
- Leitura do livro Eu e os outros, descobrir como posso melhorar os meus relacionamentos de amizade (com quem eu me pareço? As relações humanas, uma preocupação antiga; Como você gostaria de ser?; Convivendo com o outro): Desenho, pintura, coordenação motora, autocontrole nos jogos,...
- Datas comemorativas em família: Que datas sua família comemora? Por que? Quais as datas não comemora? Por quê? Faça um desenho da data comemorativa mais importante para você.
- Descreva oralmente quais são as tradições familiares em relação a alimentação: o que gosta, o que não comem, e explique o por quê? Depois desenhe-as.
- Solidariedade: Qual seu papel em sua casa? O que você faz para auxiliar seus pais e sua irmã? Como você pode auxilar seu vizinho? ...
4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos: Livros
C. Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de registro
A avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o que não consegue fazer conforme cada atendimento, onde serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE.
No registro, constarão as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.
O resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um aluno mais autônomo,desenvolvido e determinado, que haja de acordo com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola.
D. Reestruturação do Plano: (Caso não atinja os objetivos)
Para este caso, serão observados e analisados cada item do plano, averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.
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