AEEMEV

AEEMEV

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PLANO: TRABALHANDO O CORPO HUMANO


PLANO DE AEE

A. Dados de identificação

Nome do aluno:
Idade:   anos                  Série:   º ano                 Turno:
ESCOLA : E. M. E. F. Marcos Emílio Verbinnen
Professor do ensino regular:
Professor do AEE: Maristela de Souza

TRABALHANDO O CORPO HUMANO
B. Plano de AEE

JUSTIFICATIVA:

O conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor entendimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o qual tem intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter. Essa visão favorece o desempenho de atitudes de respeito e de apreço pelo seu próprio corpo e pelas diferenças individuais.
Como ser vivo que é, o ser humano tem um ciclo vital: nasce, cresce, se desenvolve, se reproduz e morre. Cada uma dessas fases é fortemente marcada por aspectos socioculturais que se traduzem em hábitos e comportamentos, rituais próprios de cada cultura. Tendo como objetivo principal:Conhecer as diferentes funções do corpo humano, pesquisando as mudanças que ocorrem desde o nascimento até a velhice, compreendendo que os hábitos saudáveis (higiene e alimentação) auxiliam no desenvolvimento correto do corpo humano.


1.OBJETIVOS

Conhecer as diferentes funções do corpo humano, pesquisando as mudanças que ocorrem desde o nascimento até a velhice, observando que os hábitos saudáveis (higiene e alimentação) auxiliam no desenvolvimento correto do corpo humano.

2. Organização do atendimento:
  • Período de atendimento: de agosto a dezembro
  • Frequência : Duas vezes por semana
  • Tempo de atendimento: 1 hora 15min
  • Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo
  • Outros:

  1. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:

  • Descrever que partes do seu corpo está vendo ao olhar-se no espelho;
  • Conversa informal sobre as características do aluno (como ele se vê);
  • Montar o quebra cabeça esquema corporal comparando com nosso corpo, explicando o que tem em cada parte e para que serve;
  • Conhecer as diferentes funções do corpo humano estimulando-as através de atividades físicas e motoras como a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc;
  • Reconhecer as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos através de atividades práticas;
  • Trabalhar com jogos (montar, separar,...) que tenham o corpo humano como tema;
  • Completar as partes externas do corpo humano;
  • Conversar com o aluno sobre a importância de ter uma boa higiene pessoal;
  • Montar uma caixinha com produtos de higiene pessoal para que cada um possa utilizar na escola e fazer uso dos mesmos (escova dental, pasta dental, toalha, sabonete, pente,...);
  • Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
  • Conhecer, através de pesquisa, o ciclo de vida do ser humano: Como elas nascem, se reproduzem, envelhecem e morrem;
  • Comparar o corpo humano e seus comportamentos nas diferentes fases da vida;
  • Identificar e reconhecer as diferenças e hábitos do ser humano nas diferentes fases da vida, através de recorte e colagem;
  • Orientar sobre as noções de higiene e alimentação e a sua importância, através da pintura de desenhos;
  • Ler texto e conversar sobre sexualidade: menstruação, namoro, gravidez, …;
  • Explorar os cinco sentidos com a utilização de vendas, alimentos, sons e materiais diversos;
  • Nomear as partes do corpo cantando a música da Xuxa: Cabeça, Ombro, Joelho e Pé;
  • Reconhecer as partes do corpo através de perguntas e respostas;
  • Desenhar o contorno do corpo do aluno e em seguida o mesmo deve completar as partes faltantes com desenho de mão livre ou recorte e colagem de gravuras de revistas;
  • Trabalhar a coordenação motora através de jogos e brincadeiras como rolar, agarrar, pular em um pé só, andar sobre linhas, jogos como caminho certo, prancha de equilíbrio, …
  • Pintar desenhos diversos envolvendo o corpo humano;
  • Resolver atividades de caça palavras com o tema corpo humano;
  • Realizar atividades com cruzadinhas com o tema corpo humano;
  • Escrever para que serve cada parte do corpo humano;
  • Pesquisar gravuras que representem as fases do ser humanos, formando uma linha do tempo;
  • Jogar nos sites:
- SMARTKIDS: Cabeça, joelho e corpo
- ESCOLA GAMES: Corpo humano e suas partes e coordenação motora
- DISCOVERY KIDS BRASIL: A máquina dos sentidos, o corpo e suas partes.
  • Desenhar o contorno das mãos e com papel picado preenchê-la;
  • Montar um boneco de massinha;
  • Confeccionar um boneco de papel machê;
  • Brincar de cabra cega, trabalhando os órgãos dos sentidos;
  • Circular na música Pop Pop da Eliana todas as partes do corpo que aparecem na letra;
  • Executar atividades de coordenação motora e de equilíbrio fazendo vários pezinhos para que o aluno “pise” no caminho feito pela professora e o aluno;
  • Tocar cada parte do corpo humano de olhos fechado e conforme o comando da professora dizer qual sua função;
  • Ler o livro: O joelho juvenal e interpretá-lo oralmente;
  • Formar um painel fotográfico com as diferentes fases da vida do aluno (bebê, criança e adolescente);
  • Escrever com o auxilio dos pais, o que aconteceu de importante em cada fase da vida do aluno (resgate da história);
  • Confeccionar um corpo utilizando as formas geométricas (João bolinha, João triângulo, …);
  • Ler sobre os sistemas do corpo humano no site SMARTKIDS;

4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:


C. Avaliação dos resultados:

1. Indicação de formas de registro
A avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o que não consegue fazer conforme cada atendimento, onde serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE.
No registro, constarão as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.

O resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um aluno mais autônomo,desenvolvido e determinado, que haja de acordo com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola.


D. Reestruturação do Plano: (Caso não atinja os objetivos)

Para este caso, serão observados e analisados cada item do plano, averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário