PLANO DE AEE
A. Dados de identificação
Nome do aluno:
Idade: anos Série: º ano Turno:
ESCOLA : E. M. E. F. Marcos Emílio Verbinnen
Professor do ensino regular:
Professor do AEE: Maristela de Souza
TRABALHANDO O CORPO HUMANO
B. Plano de AEE
JUSTIFICATIVA:
O conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um melhor entendimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o qual tem intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter. Essa visão favorece o desempenho de atitudes de respeito e de apreço pelo seu próprio corpo e pelas diferenças individuais.
Como ser vivo que é, o ser humano tem um ciclo vital: nasce, cresce, se desenvolve, se reproduz e morre. Cada uma dessas fases é fortemente marcada por aspectos socioculturais que se traduzem em hábitos e comportamentos, rituais próprios de cada cultura. Tendo como objetivo principal:Conhecer as diferentes funções do corpo humano, pesquisando as mudanças que ocorrem desde o nascimento até a velhice, compreendendo que os hábitos saudáveis (higiene e alimentação) auxiliam no desenvolvimento correto do corpo humano.
1.OBJETIVOS
Conhecer as diferentes funções do corpo humano, pesquisando as mudanças que ocorrem desde o nascimento até a velhice, observando que os hábitos saudáveis (higiene e alimentação) auxiliam no desenvolvimento correto do corpo humano.
2. Organização do atendimento:
- Período de atendimento: de agosto a dezembro
- Frequência : Duas vezes por semana
- Tempo de atendimento: 1 hora 15min
- Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo
- Outros:
- Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
- Descrever que partes do seu corpo está vendo ao olhar-se no espelho;
- Conversa informal sobre as características do aluno (como ele se vê);
- Montar o quebra cabeça esquema corporal comparando com nosso corpo, explicando o que tem em cada parte e para que serve;
- Conhecer as diferentes funções do corpo humano estimulando-as através de atividades físicas e motoras como a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc;
- Reconhecer as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos através de atividades práticas;
- Trabalhar com jogos (montar, separar,...) que tenham o corpo humano como tema;
- Completar as partes externas do corpo humano;
- Conversar com o aluno sobre a importância de ter uma boa higiene pessoal;
- Montar uma caixinha com produtos de higiene pessoal para que cada um possa utilizar na escola e fazer uso dos mesmos (escova dental, pasta dental, toalha, sabonete, pente,...);
- Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar;
- Conhecer, através de pesquisa, o ciclo de vida do ser humano: Como elas nascem, se reproduzem, envelhecem e morrem;
- Comparar o corpo humano e seus comportamentos nas diferentes fases da vida;
- Identificar e reconhecer as diferenças e hábitos do ser humano nas diferentes fases da vida, através de recorte e colagem;
- Orientar sobre as noções de higiene e alimentação e a sua importância, através da pintura de desenhos;
- Ler texto e conversar sobre sexualidade: menstruação, namoro, gravidez, …;
- Explorar os cinco sentidos com a utilização de vendas, alimentos, sons e materiais diversos;
- Nomear as partes do corpo cantando a música da Xuxa: Cabeça, Ombro, Joelho e Pé;
- Reconhecer as partes do corpo através de perguntas e respostas;
- Desenhar o contorno do corpo do aluno e em seguida o mesmo deve completar as partes faltantes com desenho de mão livre ou recorte e colagem de gravuras de revistas;
- Trabalhar a coordenação motora através de jogos e brincadeiras como rolar, agarrar, pular em um pé só, andar sobre linhas, jogos como caminho certo, prancha de equilíbrio, …
- Pintar desenhos diversos envolvendo o corpo humano;
- Resolver atividades de caça palavras com o tema corpo humano;
- Realizar atividades com cruzadinhas com o tema corpo humano;
- Escrever para que serve cada parte do corpo humano;
- Pesquisar gravuras que representem as fases do ser humanos, formando uma linha do tempo;
- Jogar nos sites:
- SMARTKIDS: Cabeça, joelho e corpo
- ESCOLA GAMES: Corpo humano e suas partes e coordenação motora
- DISCOVERY KIDS BRASIL: A máquina dos sentidos, o corpo e suas partes.
- Desenhar o contorno das mãos e com papel picado preenchê-la;
- Montar um boneco de massinha;
- Confeccionar um boneco de papel machê;
- Brincar de cabra cega, trabalhando os órgãos dos sentidos;
- Circular na música Pop Pop da Eliana todas as partes do corpo que aparecem na letra;
- Executar atividades de coordenação motora e de equilíbrio fazendo vários pezinhos para que o aluno “pise” no caminho feito pela professora e o aluno;
- Tocar cada parte do corpo humano de olhos fechado e conforme o comando da professora dizer qual sua função;
- Ler o livro: O joelho juvenal e interpretá-lo oralmente;
- Formar um painel fotográfico com as diferentes fases da vida do aluno (bebê, criança e adolescente);
- Escrever com o auxilio dos pais, o que aconteceu de importante em cada fase da vida do aluno (resgate da história);
- Confeccionar um corpo utilizando as formas geométricas (João bolinha, João triângulo, …);
- Ler sobre os sistemas do corpo humano no site SMARTKIDS;
4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
C. Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de registro
A avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o que não consegue fazer conforme cada atendimento, onde serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE.
No registro, constarão as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.
O resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um aluno mais autônomo,desenvolvido e determinado, que haja de acordo com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola.
D. Reestruturação do Plano: (Caso não atinja os objetivos)
Para este caso, serão observados e analisados cada item do plano, averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário