AEEMEV

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segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PLANO: MEDIDA DE TEMPO


PLANO DE AEE

A. Dados de identificação

Nome do aluno:
Idade:               anos             Série:          º ano             Turno:
ESCOLA : E. M. E. M. MARCOS EMILIO VERBINNEN
Professor do ensino regular:
Professor do AEE: Maristela de Souza
MEDIDAS DE TEMPO
B. Plano de AEE

JUSTIFICATIVA:

Trabalhar Medidas de tempo com os alunos do AEE é de suma importância para o dia-a-dia do estudante. Essa importância é caracterizada por ser um conteúdo vinculado ao cotidiano do estudante, de relevância no mundo em que vivemos. Muitas atividades cotidianas das crianças envolvem medidas, como por exemplo, hora de acordar, de estudar de ir para o AEE, e nem todos conseguem ainda compreender e fazer uso correto dos instrumentos de medida de tempo, no caso o relógio e o calendário.
As atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos...) devem ser vivenciadas pelos alunos, e quando esta ocorre através da poesia, torna-se mais interessante e prazerosa, sendo um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, bem como uma possibilidade para que a afetividade, o prazer, o autoconhecimento, a cooperação, a autonomia, a imaginação e a criatividade cresçam, permitindo que o outro construa por meio da alegria e do prazer de querer fazer e construir.
A poesia é a voz da alma. Poetizar é falar das coisas não como elas são mas como as vemos e sentimos em um determinado instante chamado de inspiração. O poeta enxerga além da realidade, seu mundo de metáforas aproxima-se do encanto e da magia. Nas poesias, os sonhos criam calos, o coração chora, as pedras falam e etc. É este poder de dar vida às coisas que faz do poeta um criador que não se preocupa com as formas, cores, sexo, mas com os sentimentos internos e externos. É preciso saber criar poesias para que as mesmas não morram jamais.
Poetizar para crianças não é tarefa fácil. Trabalhar poesia em salas de aula também não é tão simples assim. É preciso ter sensibilidade e prazer pela poesia, entrar no mundo da imaginação do poeta e deixar a criança bailar na sua imaginação, unir esses dois mundos é o grande desafio do professor. Transmitir conhecimento através da poesia é uma forma de valorização do sentimento infantil que procura se identificar com os conceitos que lhes chegam prontos. É preciso deixar a poesia falar na criança e a criança falar com a poesia, enquanto se aprende a escrever a palavra alegria
O professor do AEE deve utilizar-se de propostas baseadas em resoluções de situações-problema do cotidiano do aluno, como facilitar a sua vida e como auxiliá-lo a compreender as medidas de tempo, buscando na poesia a inspiração necessária para alcançar seus objetivos, procurando desenvolver uma prática que incentive e desenvolva a criatividade do aluno, fazendo-o buscar estratégias próprias para a obtenção de soluções satisfatórias, através de atividades lúdicas, jogos, atividades práticas e escritas.
A aluna Gabriela, tem DI com predominância de aprendizagem concreta maior à abstrata. Não conhece as horas e nem consegue encontrar-se no dia a dia do calendário, sendo necessário o auxilio de um adulto para saber que dias deve frequentar o AEE e a que horas deve sair de casa para isso. Sendo portanto necessário trabalhar estas medidas com ela para que torne-se mais autônoma e consiga gerenciar sua vida de forma mais independente.

TEMA: TRABALHNADO MEDIDAS DE TEMPO ATRAVÉS DA POESIA.

1 OBJETIVO

    • Entender como usar a medida de tempo no dia a dia para facilitar o cumprimento dos compromissos escolares e de casa.
    • Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e imaginação através da leitura dos textos poéticos.

2. Organização do atendimento:
  • Período de atendimento: de agosto a novembro
  • Frequência : Duas vezes por semana
  • Tempo de atendimento: 1h 15min.
  • Composição do atendimento: ( x ) individual ( ) coletivo
  • Outros:

  1. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
  • Leitura dos poemas: O relógio, Calendário Escolar e Olha a hora.
  • Interpretação através de desenhos e questionamentos os poemas lidos.
  • Discutir qual a diferença e semelhanças entre os poemas.
  • Compreender como os números funcionam num contexto específico: no relógio , através da confecção dos mesmos.
  • Compreender como os números funcionam num contexto específico: o calendário , através da confecção dos mesmos.
  • Familiarizar-se com as formas de organizar as informações, identificando a passagem do tempo apoiando-se no relógio e no calendário e nas atividades diárias desenvolvidas pela aluna
  • Identificar e relacionar em um calendário as unidades de tempo: dia, semana, meses do ano e as atividades escolares desenvolvidas nestes períodos.
  • Perceber quantos dias formam uma semana, um mês um ano (estudo dos números)
  • Resolução de adição e subtração utilizando as horas e o calendário.
  • Identificar e relacionar em um relógio as unidades de tempo: segundo, minuto e hora através das atividades desenvolvidas em um dia na vida da aluna.
  • Identificação no poema Calendário escolar dos meses do anos, circulando-os.
  • Pintura da estrofe do poema Calendário escolar do mês de aniversário da aluna.
  • Confeccionar um calendário com eva e recicláveis, onde a aluna deve completá-lo sempre que tem atendimento.
  • Pesquisar a diferença de horários entre alguns países
  • Envolver adição e subtração na pesquisa: a diferença de horários entre alguns países
  • Leitura dos poemas: Olha a Hora e Relógio.
  • Interpretar através de pintura e questionamentos os poemas lidos.
  • Jogos com o tema Medida de tempo nos sites

  • Confecção de um relógio com materiais recicláveis.
  • Formação de um diário de imagens, com gravuras representando o que a aluna faz a cada dia da semana.
  • Jogo da memória com os meses do ano e com as horas.
  • Jogo de dominó das horas
  • Associar as questões apresentadas com os meses do ano correspondente a atividade. EX: mês do natal: ________
  • Caçar as palavras das respostas da atividade anterior, no caça palavras.
  • Circulação das rimas nos poemas
  • Escrita de poemas com rimas
  • Leitura de poemas diversos.
  • Formação de pequenos textos com o tema estudado.
  • Procurar palavras no caça palavras (usando palavras dos poemas)

4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:

C. Avaliação dos resultados:

1. Indicação de formas de registro
A avaliação dar-se-á num exercício constante de observação, de acompanhamento e registros sobre o que o aluno aprendeu, em que progrediu, em que necessita melhorar, o que já sabe fazer sozinho, o que não consegue fazer conforme cada atendimento, onde serão descritos pelo professor o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE.
No registro, constarão as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para estas mudanças e a repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.
O resultado com todas essas atividades desenvolvidas, serão de um aluno mais autônomo,desenvolvido e determinado, que haja de acordo com suas vontades, respeitando as regras imposta pela escola.

D. Reestruturação do Plano: (Caso não atinja os objetivos)
Para este caso, serão observados e analisados cada item do plano, averiguando o que foi aceitável e acessível, e o que fugiu das possibilidades do aluno, respeitando assim suas habilidades, e reestruturando de acordo com novas necessidades que surgirem.

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